Subempreitada de Direito Público

Considerando o elevado número de litígios com origem nos contratos de empreitada e/pu subempreitada, retomamos esta temática abordando agora as especificidades da subempreitada de Direito Público, matéria a que o Código dos Contratos Públicos afeta uma Secção (artigos 383º a 386º).

Para que a empreitada seja de obras públicas, o legislador seguiu o critério clássico da qualidade do sujeito, ou mais propriamente, da natureza jurídica de uma das partes, o dono da obra.

Às empreitadas de obras públicas, em tudo o que não esteja previsto no seu regime, nas leis e regulamentos administrativos que prevejam casos análogos e nos princípios gerais de direito administrativo, aplicam-se as disposições do Código Civil.

Importa referir que, neste caso, o contrato de subempreitada é formal, tem de ser reduzido a escrito e de conter as formalidades constantes do artigo 384.º nº1, alíneas a) a f) do CCP, sob pena de nulidade.

Assim sendo, o contrato de subempreitada deve conter no seu clausulado: (i) a identificação das partes e respetivos representantes, o título a que intervém e a indicação dos atos que os habilitam, (ii) a identificação dos alvarás e certificados de empreiteiros de obras públicas das partes, (iii) a descrição do objeto da subempreitada, (iv) o preço (vi) a forma e prazo de pagamento do preço e (vi) o prazo de execução.

Cabe assinalar que, com o objetivo de garantir o alinhamento da legislação nacional com o Direito da União Europeia, designadamente com a Diretiva n.º 2014/24/EU, entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 54/2023, de 14 de julho, que eliminou, por completo, o limite de natureza quantitativa aplicável às subempreitadas, deixando de estar proibida a subempreitada total.

Por último, importa ainda referir que as entidades públicas, nos seus contratos, detêm a possibilidade de resolver o contrato com o objetivo de sancionar o cocontratante pelo seu não cumprimento, o que demonstra a posição de supremacia detida pelas entidades públicas em confronto com os intervenientes nos contratos de empreitada de direito civil. Fica claro que a relação contratual decorrente destes contratos de direito público é uma relação desequilibrada no sentido em que o contraente privado acaba por ter uma posição de sujeição perante o contraente público.

Neste âmbito assume particular relevância o princípio back to back que significa que o contrato de subempreitada está subordinado às mesmas regras do contrato principal, isto é, do contrato de empreitada.

Quer isto dizer que o empreiteiro transfere para o subempreiteiro as obrigações, riscos e direitos decorrentes do contrato de empreitada ficando o subempreiteiro numa situação idêntica à que fica o empreiteiro perante o dono de obra.

Esta cláusula, constante de quase todos os contratos de subempreitada de obra públicas, cria, por vezes, situações de desequilíbrio graves para o subempreiteiro que se vê coartado de livremente executar trabalhos ou fixar preços, originando perdas financeiras só ressarcidas, muitas das vezes, através do recurso aos tribunais, judiciais ou arbitrais.

O princípio, que tem na sua génese uma questão de solidariedade do subempreiteiro para com o empreiteiro, é aplicado por todas as entidades públicas pelo que, muito dificilmente, o contratante privado se poderá escusar a vê-la incluída no contrato.

Não obstante, a fase pré-contratual e a possibilidade de inclusão de cláusulas no contrato que possam salvaguardar os direitos do subempreiteiro assume particular relevância pelo que deverá ser objeto de particular análise previamente à sua assunatura.

A dedica-se há vários anos ao acompanhamento destas matérias, assessorando os seus clientes nas negociações, formalização e execução dos contratos de empreitada e também na resolução dos litígios judiciais que deles derivam.

 

Request specialized legal advice

Our team of lawyers analyses your case and provides clear, strategic legal solutions tailored to your situation.

Explain your situation and receive a personalised proposal

Other publications

error: Content is protected !!